[ exposição MACHO TOYS, de Fábio Carvalho ]

(Rio de Janeiro)

No dia 18/5, às 19h, abre a a primeira exposição individual do ano da galeria Anna Maria Niemeyer - "Macho Toys", de Fábio Carvalho. A exposição conta com aproximadamente 30 trabalhos produzidos entre 2009 e 2011.



A série de trabalhos Macho Toys, do artista carioca Fábio Carvalho, surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero e sexualidade, em particular nas culturas ocidentais machistas, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças, e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos; bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas.

Dos que partem, aos que ficam (Santuário das Ninfas II)
reprodução de fotos tiradas por soldados partindo para a I Guerra Mundial, decalques florais à base d'água, tinta acrílica, aquarela, verniz mordente, transfer ouro
2010/2011 | 30 x 24 cm (cada)

Macho Toys n° 24
21 bonecos e flores de plástico, pires de porcelana, adesivo termoplástico de etileno vinil acetato, fita dupla-face de espuma de poliuretano, suporte metálico para prato de parede.
2010 | dimensões totais: 90 x 185 cm

Esta divisão em dois mundos distintos, mesmo não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade das crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’*1.

Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade, assunto dos trabalhos, estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o operário e o executivo bem-sucedido. Nesta exposição são apresentados trabalhos do primeiro grupo: o território militar.

Forget Me Not – nº 2
impressão a laser | tiragem de 10
2011 | 42 x 29,7 cm

A série Macho Toys opera na superposição e no conflito entre os estereótipos de masculinidade, e elementos atribuídos tradicionalmente ao feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, os scrapbooks vitorianos e a decoupage.

saiba mais, e veja imagens dos trabalhos:
http://issuu.com/fabiocarvalho2105/docs/machotoys?mode=embed

portfolio do artista Fábio Carvalho:
http://www.fabiocarvalho.art.br/

Galeria Anna Maria Niemeyer
http://www.annamarianiemeyer.com.br/

------------------------
*1 PINTO, Tatiane de Oliveira; LOPES, Maria de Fátima. Brincadeira no espaço da rua e a demarcação dos gêneros na infância. Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;7(2):861-885, jul.-dic. 2009

Yours Sincerely
montagem fotográfica digital de padrões florais sobre reprodução de retratos de soldados da Primeira Guerra Mundial, molduras e porta-retratos antigos
2011 | dimensões totais: 90 x 160 cm

galeria Anna Maria Niemeyer
praça Santos Dumont, 140 A - Baixo Gávea
Rio de Janeiro

abertura quarta, 18 de maio às 19:00
até 18 de junho
terça a sexta : 12:00 às 21:00h
sábado e domingo: 14:00 às 18:00h

FOTOS DA ABERTURA:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário