[ Monográficas ]

(São Paulo)

exposição de Fernanda Gomes


sem título, 1999



Curadoria de José Augusto Ribeiro
abertura: 19/02/2011, sábado, 15h
período de exposição: 20/02/2011 a 08/05/2011

A exposição reúne um conjunto abrangente da produção de Fernanda Gomes, com peças realizadas pela artista nos últimos 20 anos, desde 1988, além de trabalhos inéditos, desenvolvidos especialmente para a ocasião. A mostra, com curadoria de José Augusto Ribeiro, é a primeira da série "Monográficas", concebida pela Curadoria de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, a fim de reexaminar a obra de artistas cuja trajetória se inicia na virada para a década de 1990.

A exposição "Fernanda Gomes" ficará em cartaz do dia 19 de fevereiro a 8 de maio, de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com entrada franca.

O trabalho de Fernanda Gomes se constitui, em geral, de ações que têm a medida da mão: juntar, amarrar, enrolar, descascar, suspender no ar materiais corriqueiros, desde fios de cabelo até um saco de dormir, de pedaços de fio dental usados a itens do mobiliário doméstico, do papel de cigarro fumado a utensílios de cozinha quebrados etc. Mas se, por um lado, tais elementos concorrem para definir uma face íntima - ou intimista até - da produção, por outro, prevalece o sentido de dispersão, de um sujeito que parece se dissipar no anonimato de operações simples, precisas, sem parentesco com uma expressão "artística" e que acabam por conferir potencial sugestivo a coisas relegadas, em outras circunstâncias, à invisibilidade e ao esquecimento. É em suma como se a presença substantiva - ainda que discreta - dessas peças franqueasse possibilidades sempre renovadas de perceber o que até então era tido por "prosaico", produzindo no entorno certa atmosfera de solidão, um sentimento de ausência; como se os próprios gestos e decisões impedissem o compartilhamento de conteúdos relativos àquela individualidade imanente; ou, por fim, como se o conjunto enunciasse, a partir do ínfimo, algo genérico e amplo.


local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000 - Paraíso
55-11-3397-4002
artesplasticas@prefeitura.sp.gov.br
www.centrocultural.sp.com.br

de terça a sexta, 10-20h; sábados, domingos e feriados, 10-18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário