[ V Seminário Semestral de Curadoria ]

(São Paulo)

Conferência dialógica com Denise Mattar e Lisette Lagnado

16 de junho (quarta-feira)
17h – 19h30
Faculdade Santa Marcelina – sala 207
Rua Dr. Emilio Ribas, 89 Perdizes – São Paulo

Informações e inscrições na Secretaria Setorial da Pós-Graduação: pelo telefone (11) 3824-5808 ou e-mail pos-graduacao@fasm.edu.br

Evento gratuito


A historiadora da arte e curadora Denise Mattar abre o V Seminário Semestral de Curadoria, projeto promovido e realizado desde 2007 pela Faculdade Santa Marcelina (Fasm) para favorecer o encontro entre profissionais e estudantes, ou interessados, em conhecer e analisar os diversos modos de articulação do sistema da arte. O evento é organizado pela Profª do Mestrado em Artes Visuais, Lisette Lagnado, com o objetivo de abrir o ambiente acadêmico para o debate da teoria e da prática curatorial, reflexão ainda carente de uma bibliografia específica no Brasil.

O V Encontro ressalta artistas do modernismo brasileiro (Flavio de Carvalho, Ismael Nery, Di Cavalcanti), e a tipologia de exposições de caráter retrospectivo, concebidas especialmente para uma instituição museológica. Após um breve histórico das principais curadorias que marcaram o circuito artístico local - com Walter Zanini instituindo uma montagem por « analogia de linguagem » na Bienal de São Paulo de 1981, no lugar dos agrupamentos em países - Denise Mattar aborda a museografia, o display ou arquitetura cenográfica, como alguns preferem denominar a maneira como as obras são dispostas no espaço para adquirir um sentido que pode ser inovador, construído e polêmico.

O curador é um profissional que deve ter uma visão clara do que procura transmitir e, para tal, faz uso de recursos que provém da identidade visual e iluminação. O que pode uma montagem, e o que não pode fazer com a obra de um artista já morto?

Outro tópico que merecerá sua atenção é a necessidade de uma extensa pesquisa preliminar: levantamento bibliográfico, de fotografias, vídeos, e depoimentos. Em que medida esta pesquisa difere - ou não - da pesquisa acadêmica? Como a escrita, uma espacialidade da ordem do discurso, pode conseguir ser simultaneamente lúdica e lingüística?

Responsável também pela exposição comemorativa dos 50 anos de Brasília, Denise Mattar responde a perguntas relacionadas à questão do “novo- nesse momento de revisão do texto de Mário Pedrosa sobre a cidade-capital que se tornaria - síntese das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário