[ Curso de Formação de Mediadores da 7ª Bienal do Mercosul ]

(Porto Alegre)

O objetivo é capacitar pessoas para o atendimento de grupos e visitantes durante as exposições da 7ª Bienal do Mercosul, que acontece de 16 de outubro a 29 de novembro, em Porto Alegre. A lista com os nomes dos selecionados será publicada no site da Bienal do Mercosul no dia 14 de julho. O trabalho de mediação é remunerado, com carga horária de 4h30min diárias e uma folga semanal.

Inscrições online de 10 a 28 de junho, no www.bienalmercosul.art.br/mediadores
Trabalho de mediação na Bienal, de 16 de outubro e 29 de novembro de 2009


Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
51-3254-7500 ou mediador@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br/mediadores
Público-alvo: estudantes universitários a partir do 4º semestre e profissionais graduados em qualquer área de conhecimento
Vagas: 200, sendo 150 para aulas presenciais e 50 para aulas à distância


Sobre o curso
O Curso de Formação de Mediadores vai ser realizado entre os dias 21 de julho e 8 de outubro de 2009, em Porto Alegre. O curso é gratuito e contempla aulas teóricas e práticas sobre as diferentes linguagens contemporâneas e abordagens presentes no projeto curatorial, a realidade do ensino de arte, treinamento de mediação e atendimento a diferentes públicos, expressão corporal e vocal, oficinas práticas e encontros com artistas e curadores. Também está prevista a realização do projeto Vivências nas Escolas, que possibilita aos futuros mediadores o contato com o público escolar na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Além disso, mediadores e professores terão oportunidade para troca de experiências durante o curso.

Os participantes terão, em média, duas aulas por semana, realizadas no Auditório do ICBNA - Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano - Rua Riachuelo, 1257, no centro da capital. As turmas serão divididas entre os turnos da manhã - com aulas das 8h30min às 12h, e noite - das 18h30min às 22h.

Sobre Educação à Distância - EAD
Um recurso inédito desta edição é a utilização de sistema de EAD, disponibilizado através de parceria com o Instituto de Artes da UFRGS. O sistema amplia e facilita a participação de alunos do interior do RS e outros estados, auxiliando também na qualificação do aproveitamento dos estudos. Das 200 vagas disponíveis para o curso, 150 serão para as aulas presenciais e outras 50 para residentes em outras cidades, que participarão do curso através do sistema EAD.

Sobre o trabalho de mediação
Na 7ª Bienal do Mercosul, o mediador vai estar capacitado para atender aos visitantes em geral e a grupos agendados previamente, em diversos níveis, desde a transmissão de informações sobre as obras e artistas participantes, até a realização de oficinas.

O Projeto pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul vai estimular também a participação do próprio público e de professores no trabalho de mediação. Assim sendo, a Bienal vai contar com diversos tipos de mediadores:

Mediadores em disponibilidade: estarão presentes em cada espaço de exposição para assistir ao público em geral na informação de conteúdos sobre as obras, os artistas e sobre as diferentes propostas curatoriais da Bienal.

Mediadores para percursos: professores serão responsáveis pela mediação do seu grupo de alunos. Os professores interessados em realizar a mediação vão receber formação específica e assessoria dos mediadores da 7ª Bienal, que vão estar à disposição para a realização de atividades no espaço expositivo.

Público Mediador: o público visitante será convidado a compartilhar seus conhecimentos sobre arte contemporânea através de mediações informais. Serão oferecidos horários para a realização dessas mediações e credenciais que habilitem para esta função.

Sobre a 7ª Bienal do Mercosul - Grito e Escuta
A 7ª edição da Bienal do Mercosul será realizada em Porto Alegre, de 16 de outubro a 29 de novembro deste ano, em três espaços expositivos: Armazéns do Cais do Porto, Santander Cultural e MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O título da mostra, Grito e Escuta, pretende explorar a comunicação multidirecional através de múltiplas linguagens. A 7ª Bienal explora a sonoridade, o movimento corporal, a vivência social e a vivência pedagógica como partes integrantes da experiência artística. Para tanto, está organizada em sete exposições, um projeto pedagógico, um programa editorial e de comunicação, um sistema de rádio e diversos programas culturais que vão acontecer ao longo de toda a Bienal, dentro e fora dos espaços expositivos.

O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul propõe a educação como um espaço de desenvolvimento de ações transformadoras. A aplicação de propostas educativas desenvolvidas por artistas como métodos não-formais de ensino é uma das propostas inovadoras da curadoria pedagógica: meses antes da abertura da Bienal, cerca de 12 artistas vão trabalhar suas metodologias pedagógicas em projetos de residência, a serem realizadas em diferentes comunidades do Estado. Dentre as atividades previstas no Projeto Pedagógico, estão ainda:

· Colaboração de artistas em oficinas educativas locais

· Criação de espaços pedagógicos ambulantes durante o período das exposições

· Encontros de trabalho, palestras, simpósios e publicações

· Agendamento de grupos para visitas guiadas

· Desenvolvimento de website com conteúdo pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário