[ III SEMINÁRIO SEMESTRAL DE CURADORIA - Ricardo Basbaum ]

(São Paulo)

III SEMINÁRIO SEMESTRAL DE CURADORIA e lançamento da revista marcelina 2/ficções do Mestrado em Artes Visuais

16 de junho de 2009, às 17h

A conferência do artista e curador Ricardo Basbaum dá seqüência ao projeto Seminário Semestral de Curadoria, organizado por Lisette Lagnado, com o objetivo de oferecer um horizonte reflexivo para a teoria e prática curatorial no Brasil, dentro do âmbito acadêmico.

Nesse III Encontro com um curador, será dada ênfase em exposições organizadas por artistas que assumem um papel comumente reservado ao crítico. A principal questão a ser deba tida indaga “como pertencer e criticar ao mesmo tempo”? Por meio de vários exemplos de agrupamentos artísticos sem a mediação de um curador, Basbaum questiona a imagem do artista e defende que seu papel “não se reduza ao de mero produtor de obras de arte”. A partir de sua prática como artista, Basbaum mapeia os perigos do exercício curatorial.

A revista marcelina 2 / ficções (com capa e caderno de Laura Lima) será lançado às 18h, trazendo dossiê do encontro anterior, em que Adriano Pedrosa fala da crise financeira internacional e do mercado de arte, do questionamento do rótulo “arte latino-americana” e de exposições feitas para lugares específicos, entre outras responsabilidades do curador.

Em 2009, ao celebrar 80 anos, a Faculdade Santa Marcelina consolida sua atuação no desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar, que caracteriza o pensamento contemporâneo. A etapa atual se volta para abrir a Faculdade ao público. Destaca-se, nesse contexto, a parceria com a Associação Cultural Videobrasil, na promoção da Mostra de Vídeos da Fasm.

III SEMINÁRIO SEMESTRAL DE CURADORIA

16 de junho de 2009 (terça-feira)
17h - 20h - Local: Sala 207

Abertura, 17h - 18h30, Ricardo Basbaum e Lisette Lagnado: Conferência dialógica
Intervalo (preparação das perguntas à mesa), 18h30 - 19h
Debate com o público, 19h - 19h30
Lançamento da revista marcelina 2 / ficções, 19h30 - 20h

Local: Faculdade Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes - São Paulo - 05006-020
Telefone: 11 3824 5808
Inscrições: Secretaria Setorial da Pós-graduação

pos-graduacao@fasm.edu.br e (11) 3824 5808 (Marina)
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário