[ livro CENÁRIO DA ARQUITETURA DA ARTE ]

(Porto Alegre)

de Sonia Salcedo del Castillo
Coleção Todas as Artes
ed. Martins Fontes



Lançamento e conversa com a autora e Elida Tessler sobre o conteúdo do livro.

Dia 30/10, quinta-feira, 18 às 21:30 h
Palavra Livraria Café
R Vasco da Gama, 165
Porto Alegre, RS
(51) 32684260

O livro faz um estudo dos cenários das exposições de arte, questiona a idéia de espaço expositivo ideal e aponta para as novas arquiteturas desses espaços.

As exposições, em sua feição silenciosa, se traduzem em uma prática do discurso da experiência artística. E podem ser mais bem entendidas mediante a compreensão de seu espaço, cuja conceituação está relacionada às propostas artísticas e, como essas, vincula-se às transformações sociais em seus aspectos políticos e econômicos. Na relação dessas esferas, três momentos históricos da produção artística, comparados, apontam para a dissolução da idéia de espaço expositivo ideal, pondo em xeque o conceito do cubo branco e assemelhando o lugar expositivo à caixa preta teatral: as vanguardas do início do século, as experiências dos anos 50 aos 70 e as tendências contemporâneas.

A repercussão do que foi feito na expografia do século XX sobre as concepções expositivas – da sua estética à sua estetização – serviu para abalar a crença de que seu espaço deve ser passivo na leitura do que é exposto (por vezes eclipsando as obras) e tornar seu contexto fonte de pesquisas artísticas e históricas da arte.

TÍTULO: CENÁRIO DA ARQUITETURA DA ARTE: MONTAGENS E ESPAÇOS E EXPOSIÇÕES
ISBN: 9788599102824
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 12,5 x 18,5 | 347 págs.
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2008
ANO EDIÇÃO: 2008
AUTOR: Sonia Salcedo Del Castillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário