[ Semana Victor Meirelles ]

(Florianópolis)

17 a 19 de agosto de 2005.
comemoração ao aniversário de nascimento de Victor Meirelles (18 de agosto de 1832)

PROGRAMAÇÂO:

17 de agosto, às 18h:
Encontro com artistas Hélio Fervenza e Yiftah Peled


17 de agosto, às 19h:
Abertura da exposição Primeiras apresentações e pontuações recentes do artista Hélio Fervenza no Museu Victor Meirelles

Exposição “Victor Meirelles – Construção” - projetos integrantes:

Diálogos com a Desterro, com obra de Yiftah Peled

Obra em Perspectiva - Estudos de Trajes, com texto do Prof. Dr. Raul Antelo


18 de agosto, às 18h:
"Seminário Documeto Areal"

Mesa-redonda com os artistas: Maria Helena Bernardes, André Severo, Alexandre Moreira e Hélio Fervenza. Projeto de Ensino do Centro de Artes / UDESC, coordenado pela Prof. Raquel Stolf


18 e 19 de agosto, das 14h às 17h:
Oficina Micrografias (ou as impressões mínimas) - ministrada por Hélio Fervenza. Pré-inscrição até o dia 10 de agosto


A Semana Victor Meirelles comemorará no dia 18 de agosto de 2005, o 173º aniversário de nascimento do artista Victor Meirelles. Para esta importante data, o Museu Victor Meirelles realizará uma programação especial de atividades, gratuitas e abertas ao público.

Na quarta feira, às 18h, do dia 17 de agosto, haverá o tradicional Encontro com o Artista. Espaço dedicado a um diálogo entre o público e os artistas, Hélio Fervenza e Yiftah Peled, que estarão abrindo exposições e abordando um pouco de suas trajetórias e de suas produções artísticas.

Logo após o Encontro com o Artista, dia 17 de agosto, às 19h, o Museu Victor Meirelles promoverá a abertura da exposição “Primeiras apresentações e pontuações recentes”, do artista gaúcho Hélio Fervenza. Nesta mostra, Hélio realiza um diálogo entre sua produção recente e xilogravuras realizadas entre 1987 e 1990. A exposição poderá ser visitada até o dia 16 de outubro de 2005.

Nesta ocasião, acontecerá também a abertura dos projetos integrantes da exposição de longa duração “Victor Meirelles – Construção”: “Diálogos com a Desterro” que propõe um embate entre a pintura “Vista do Desterro, Atual Florianópolis” realizada por Victor Meirelles, em 1847, e a obra do artista Yiftah Peled, que apresenta uma intervenção urbana em uma casa demolida, em Florianópolis. O trabalho de Yiftah poderá ser visto no Museu Victor Meirelles até o dia 11 de dezembro de 2005; e o projeto “Obra em Perspectiva”, que nesta segunda edição, o convidado é o Prof. Dr. Raul Antelo, que desenvolveu um texto sobre os Estudos de Trajes Italianos, realizados por Victor Meirelles, entre 1854 e 1856. A idéia deste projeto é propor, periodicamente, uma nova reflexão sobre a produção de Victor Meirelles, realizada por pesquisadores do campo da arte e cultura. O ensaio elaborado será exposto junto à obra e distribuído ao público.

Nos dias 18 e 19 de agosto, das 14 às 17h, dando continuidade a programação, será oferecida a oficina teórica Micrografias (ou as impressões mínimas). A oficina será ministrada pelo artista e Prof. Dr. Hélio Fervenza, enfocando noções de escala/proporção, reprodução, inserção e circulação na produção gráfica da arte moderna e contemporânea. As inscrições para a oficina podem ser feitas até o dia 10 de agosto, através de e-mail. São apenas 30 vagas.

Dia 18 de agosto, às 18h, haverá ainda uma mesa-redonda, referente ao “Seminário Documento Areal”, realizada em parceria com o Projeto de Ensino homônimo do Centro de Artes - UDESC, coordenado pela Prof. Raquel Stolf, onde estarão reunidos os artistas Maria Helena Bernardes, André Severo, Alexandre Moreira e Hélio Fervenza que apresentarão as experiências artísticas e as publicações realizadas pelo Areal.

Areal é um projeto de arte contemporânea, proposto em Porto Alegre, em 2000, por André Severo e Maria Helena Bernardes. As principais vertentes de atuação do projeto são o suporte à produção de artistas convidados e a publicação da série de livros, intitulada “Documento Areal”.

O Seminário propõe uma reflexão sobre as publicações realizadas e, segundo Maria Helena Bernardes, um debate sobre questões como: o que define uma obra de arte hoje? É a possibilidade de sua apresentabilidade? Em que sentido ela se dá na pluralidade das experiências contemporâneas? Como se encontram relacionados, hoje, os principais agentes históricos que sustentaram, desde o renascimento, o triângulo ‘artista-obra-público’?

Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis
Fone / Fax : 2220692
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

Horário: terça a sexta-feira das 13h às 18h; sábado, domingo e feriado das 15h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário