[ Visão Trocada ]

(São Paulo)

Este projeto é o resultado da iniciativa dos artistas plásticos Adriana Rocha, Denise Adams, Nino Rezende, Pazé e Sonia Guggisberg, cuja idéia central é estabelecer uma experimentação na produção de trabalhos de arte, a partir de imagens originais produzidas por artistas do próprio grupo.

A proposta é uma espécie de um jogo cego, que se inicia a partir de uma regra: a troca de 3 imagens entre os artistas, realizada através de um sorteio. Assim sendo está embutido neste procedimento uma troca de referências poéticas. Cada artista irá se apropriar do olhar do outro.

Em posse das imagens sorteadas, cada um irá criar seu trabalho, cuja pesquisa, materiais, formas estará totalmente em aberto, possibilitando a convivência de poéticas distintas. O que une o grupo é regra estabelecida anteriormente: a troca de imagens.

Os artistas estabelecem duplas parcerias. Ao mesmo tempo cada um é propositor, porque destina 3 imagens originais a um outro e, ao mesmo tempo, é criador, porque terá que criar a partir das 3 imagens originais do outro o seu próprio trabalho. A apropriação de um olhar torna-se o ponto de partida deste jogo, ao mesmo tempo em que cada artista oferece um olhar para que seja apropriado. Uma partida com vias de mão dupla.

Apesar do diálogo invisível que os trabalhos irão estabelecer entre si, gerando uma espécie de contaminação de informações, cada trabalho resultante é individual e singular, admitindo rastros, sinais e vestígios da imagem do outro.

Procedimento:

Cada artista apresentou 3 imagens enviadas através de um CD, portanto, imagens digitais ou digitalizadas.

A partir do sorteio, cada um recebeu 3 imagens de outro artista , sem saber previamente que imagens e de quem seriam . O acaso constitui o elemento gerador do trabalho a ser realizado. O artista tem total liberdade de escolha e de atuação em relação à utilização das imagens, desenvolvendo seus projetos a partir de sua poética pessoal.

Da exposição:

A exposição irá, portanto, consistir na amostragem de 6 trabalhos, ou conjunto de trabalhos. Na apresentação de cada um deles, teremos sempre a ampliação fotográfica das 3 imagens geradoras.

Cada artista estará participando em dois momentos simultâneos: com as imagens geradoras e com o trabalho realizado a partir de outras imagens geradoras.

Adriana Rocha cria a partir de imagens de Pazé.

Adriana Rocha, que recebeu as fotos de Pazé, utilizará a imagem ampliada do boneco cópia do artista que aparece nas três imagens, plotando-a sobre adesivo transparente para que possa ser afixada horizontalmente nas paredes da galeria, alterando o plano estabelecido para o solo, repetindo com isso a ilusão criada por Pazé de que o boneco estaria “escalando” ou “caminhando” pelas paredes.Também usará da mesma imagem impressa numa série de 3 telas verticais, com tamanhos entre 190 X 80 cm e 150 X 40 cm.

Pazé cria a partir de imagens de Sonia Guggisberg.

As imagens de recortes de paisagens urbanas propostas por Sonia Guggisberg, serão contextualizadas por Pazé dentro da vivência de rua da região central da cidade, e reimpressas em novas condições e para novos usos.

Sonia Guggisberg cria a partir de imagens de Denise Adams.

As imagens submersas de Denise deram origem a um trabalho
de fotogramas feitos a partir da fusão das imagens e materiais translúcidos.
Sonia montará as imagens adesivadas em fundo transparente, plástico,
em grandes formatos e as fixará como bolhas nas paredes.

Denise Adams cria a partir de imagens de Nino Rezende.

Denise Adams apresentará um vídeo a partir das imagens propostas por Nino Resende. O trabalho parte de um movimento da memória e vai seguindo seu fluxo de imagens e sons.

Nino Rezende cria a partir de imagens de Adriana Rocha.

A partir das imagens de paisagem recebidas de Adriana Rocha, Nino irá criar outras possibilidades de paisagens. Acrescentará a figura e o corpo humano, formando uma instalação de fotografias. Esta ocupará de preferência uma esquina da sala de exposição, em que haverá repetição das mesmas imagens que foram recebidas.


Galeria Olido
Av.São João , 473

Inauguração: 05 de julho de 19 até 21:30 h
Período de visitação 5 de julho á 2 de outubro
de terça á sabado das 12:00 ás 21:00 h
domingo das 12 ás 19:30 h

enviado por Sonia Guggisberg < soniaguggisberg@terra.com.br >

Nenhum comentário:

Postar um comentário