[ Padrões aos Pedaços: o pensamento contemporâneo na arte ]

(São Paulo)


Estão abertas as inscrições para o 1o Simpósio Internacional do Paço das Artes, Padrões aos Pedaços: o pensamento contemporâneo na arte.

Inscrição: até 22/07.

“Padrões aos pedaços” reunirá artistas, curadores, teóricos, críticos e estudantes em São Paulo, no Paço das Artes, em agosto de 2005. O simpósio questionará o estado atual da arte contemporânea ao abranger questões referentes ao circuito da arte, produção artística, reflexão crítica e mídia. Entre os seus objetivos estão o debate dinâmico e a convivência entre os integrantes que compõem a cena da arte contemporânea no exterior e no Brasil. Para maiores informações, visite:

http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.event_pres/simp_sem/pad-ped0/index_html/

Que pensamento norteia a produção de arte atual? A idéia de “padrões aos pedaços” sugere uma situação paradoxal: ao mesmo tempo em que poderíamos supor que os modelos ou padrões do modernismo foram esgotados, a arte contemporânea navega sobre a profusão de referências da história da arte e, ao mesmo tempo, não há padrões ou modelos novos... Ou há?

A questão que aqui se coloca é: ainda é possível pretender que a arte venha a quebrar paradigmas? Ou que seja prospectiva, propositiva? É possível que surjam novas rupturas ?

Ana Letícia Fialho, Angélica de Moraes, Cláudia Paim, Cristiana Mazzucchelli, Elisa de Souza Martinez, Maria de Fátima Morethy Couto, Ricardo Mendes, Stéphane Malysse

Apresentação de 8 artigos nas sessões de comunicações durante simpósio nos dias 8 e 9 de agosto de 2005 no Paço das Artes, São Paulo.

8 de agosto, segunda-feira, 17-19h20, depois debate até às 19h

1. Iniciativas Coletivas de Artistas, por Cláudia Paim
2. "Padrões aos Pedaços" ou como Orlan ataca a arte contemporânea e os padrões de beleza com a sua arte carnal, por Stéphane Malysse
3. Arte como Projeto? , de Cristiana Mazzucchelli
4. Fotografia moderna e historiografia brasileira: divergência e convergência, por Ricardo Mendes

9 de agosto, terça-feira, 17-19h20, depois debate até às 19h

1. A crise do modernismo e a crítica de arte no Brasil e no exterior, por Maria de Fátima Morethy Couto
2. Paradigmas expográficos: contextos e fissuras, por Elisa de Souza Martinez
3. O Brasil na coleção do MoMA: Análise da inserção da arte brasileira numa instituição internacional, por Ana Letícia Fialho
4. As artes visuais na era da apropriação simbólica pelo capital, por Angélica de Moraes


Paço das Artes
Av. da Universidade, nº 1 - Cidade Universitária CEP: 05508-400
Em frente ao CEPEUSP, portão 1
Tel +55(11) 3814 4832 Fax+55(11) 3815 790
pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário