[ 2 ª Semana de Arte na Estrada Real ]

(Passa Quatro)

Desenho, Grafite, Instalação, Pintura, Tridimensional, Vídeo
Professores: Edith Derdyk, Georgia Kyriakakis, Gisela Motta, Laura Vinci, Paulo Whitaker, Tota

Inscrições abertas até 30 de junho: R$ 100; até 15 de julho: R$ 120,00 por oficina (com almoço incluso). Pagamento: através de depósito bancário

Data: 18 a 23 de julho de 2005

Semana de Arte na Estrada Real, Passa Quatro - MG
Passa Quatro, sul de Minas (248 km de São Paulo e 260 km do Rio de Janeiro, pela via Dutra).
Informações e inscrições:
11-8135-0099 com Mônica
semanadeartep4@uol.com.br
www.passaquatro.com.br/semanadearte

Público Alvo: estudantes de arte, artistas, professores (das várias áreas da produção artística), produtores culturais, profissionais ligados à arte e interessados em arte contemporânea.

Uma semana inteira de arte, com oficinas, encontros e debates. Com o tema Hiper-Natureza, acontece de 18 a 23 de julho a 2ª edição da Semana de Arte na Estrada Real em Passa Quatro, Minas Gerais. Serão cinco dias de imersão para conhecer e debater os principais caminhos da arte contemporânea.

Localizada ao sul de Minas, a 248 km de São Paulo e 260 km do Rio de Janeiro, pela via Dutra, Passa Quatro será a cidade onde acontecerá um ciclo de seis oficinas ministradas por artistas de São Paulo. As oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 no Parque do Ibama e às 19h30, palestras com os artistas abertas ao público em geral.

Oficinas:

Tridimensional - Georgia Kyriakakis
Nesta oficina os participantes são convidados a elaborar e desenvolver um trabalho em grupo. O processo tem como ponto de partida a relação entre natureza e cultura, tendo como base o conceito de escultura no campo ampliado de Rosalind Krauss.

Georgia Kyriakakis professora e artista, graduada em Artes Plásticas pela FAAP, em 1986. Recebeu bolsa do European Ceramic Work Centre, na Holanda. Participou da Arte Cidade III/SP e XXI Bienal Internacional de São Paulo.

Instalação - Laura Vinci
A oficina tem como objetivo extrair, da experiência de observar e conviver mais diretamente com a natureza, material para a produção uma instalação ou uma obra para um site specific. Acompanha essa pratica leitura de textos e a apreciação de obras de artistas contemporâneos.

Pintura - Paulo Whitaker
O objetivo desta oficina livre é criar um ambiente de trabalho coletivo,com atendimento individualizado, onde serão discutidas questões de pintura, da história da arte, do metier artístico, diferentes técnicas, o suporte, bem como questões teóricas. Serão comentados os trabalhos de outros artistas, não necessariamente pintores, como forma de se perceber as maneiras que um trabalho de arte pode ser lido.

Desenho - Edith Derdyk
A partir da apresentação de questões referentes ao potencial expressivo e construtivo da linha, elemento estrutural para o desenho, nossos encontros em Passa Quatro pretendem provocar uma produção a partir da experiência do olhar como gerador de múltiplos significados, tomando como pretexto o tema proposto Hiper-Natureza.

A oficina terá como eixo central a investigação das fontes de nosso repertório visual, ativando as intersecções entre os campos da observação, da memória e da imaginação compreendidos aqui como pilares fundamentais para a aquisição de uma sintaxe visual.

Grafite - Tota
Oficina direcionada a crianças e jovens entre 8 e 15 anos. Serão abordadas várias técnicas de grafite como freehand, máscaras e adesivos, além de noções de desenho.

Vídeo - Gisela Motta
A partir do tema de Hiper-Natureza a oficina propõe utilizar as mitologias tanto pessoais quanto de Passa Quatro e seus arredores, topografia e vegetação para produzir peças em vídeo, levando em conta o conceito da câmera de vídeo como uma ferramenta de auto-conhecimento.

Enviado por Nancy Betts nbetts@uninet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário