[ Lançamento de livro sobre História da Fotografia ]

Fotografia no Brasil – Um olhar das origens ao contemporâneo

de Angela Magalhães e Nadja Fonsêca Peregrino
Publicado pela Fundação Nacional de Arte / Ministério da Cultura, 2005.

Capa dura; 461páginas com texto e fotos em pxb e cor; mais de 200 imagens selecionadas entre elas destacam-se autores como - Marc Ferrez, Augusto Malta, Pierre Verger, José Medeiros, Alair Gomes, Miguel Rio Branco, Mário Cravo Neto, Rosângela Rennó, Sebastião Salgado, Cássio Vasconcelos, Eustáquio Neves, Elza Lima, Maureen Bisilliat, Guy Veloso, Claudia Andujar,Vik Muniz, Tiago Santana.

Texto de apresentação de Pedro Karp Vasquez

Esta pesquisa foi realizada ao longo de quatro anos. Angela e Nadja trabalham juntas há 25 anos. Iniciaram sua parceria na Funarte, em mais de cem curadorias de exposições fotográficas para o Instituto Nacional da Fotografia. Atualmente são pesquisadoras e curadoras associadas trabalhando em diversos projetos pelo país e exterior.

O livro conta com um caderno de mais de 300 fotografias contemplando pioneiros e contemporâneos. Editadas sob a forma de categorias temáticas - No fluxo do tempo da história, o imaginário da paisagem, a identidade em cena, a contundência do real e o simbólico, a radicalidade do olhar, Construção, Do real à materialidade da cor, Alquimia do sonho, Transformar/transfigurar - libertas de uma cronologia estrita, permitem que pioneiros e contemporâneos não apenas dialoguem como também sejam colocados lado a lado em distintos períodos da história.

Mais do que tudo porém esse livro é uma demonstração evidente da vitalidade da fotografia brasileira. Escrito a duas mãos, é fruto de uma parceria de 25 anos de trabalho. Alguns capítulos que o compõem foram escritos, em alguns momentos, por uma das autoras. Outros foram elaborados em conjunto evidenciando um diálogo rico e fértil de duas curadoras e pesquisadoras que trabalham na área fotográfica há mais de 28 anos. A Funarte (Angela e Nadja) e a UFF (Nadja) tiveram uma importância fundamental para um conhecimento mais extenso da fotografia brasileira. Aqui, a experiência múltipla, a formulação de uma política nacional, a realização das Semanas Nacionais de Fotografia, a curadoria de mais de 100 exposições, estão por detrás desse percurso

enviado por Guy Veloso <guyvel@amazon.com.br>

Nenhum comentário:

Postar um comentário