[ Disposição ]

(Belo Horizonte)

A exposição “Disposição”, a ser realizada no período de 10 a 30 de junho, nas galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa do Palácio das Artes, reunirá os trabalhos dos artistas Cristiano Bickel, Rodrigo Borges, Patrícia Franca, Sebastião Miguel, Sávio Reale e Fabíola Tasca.

Trata-se de uma mostra cuja pretensão é conduzir a atenção para os diversos espaços que constituem o tecido institucional da arte e para as possíveis relações entre os trabalhos e tais espaços.

O desafio ou proposta norteadora foi pensar como os trabalhos reunidos dialogam com espaços como a crítica de arte, a história da arte, o mercado de arte, o ateliê do artista, o ensino de arte. Nesse sentido, “Disposição” faz referência às operações de ordenação e classificação dos próprios trabalhos em relação a esses espaços e, com esse procedimento, procura salientar uma compreensão da arte que a focaliza como um sistema de práticas inseparável de pressões sociais, econômicas e políticas.

A escolha pelo título “Disposição” aponta para a premissa de que nossa apreensão dos objetos está intimamente conectada com o modo como tais objetos se apresentam dispostos para a observação. Assim, o recurso em sublinhar as operações de ordenação e classificação visa salientar as dimensões do engenho e do artifício presentes em todas as etapas do processo de produção, exibição e recepção da arte.

O projeto para esta exposição foi desenvolvido na disciplina “elementos formadores do processo artístico”- ministrada por Patrícia Franca no Mestrado em Artes Visuais da EBA/UFMG.

Palácio das Artes, Sala Genesco Murta e Arlinda Correa
abertura: 10 de junho,20h
de 11 a 30 de junho de 2005, terça a sábado de 10-21h; domingo de 12-21h.
Telefone: (31) 3284-2873
e-mail: b-imagem@eba.ufmg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário