[ As migalhas da infância ]

(Londres)

[ AQUA ]

(Rio de Janeiro)


Uma exposição que retrata um dos elementos fundamentais à vida e ao homem – a água – e que é voltada para uma das questões mais importantes e comentadas, principalmente neste início do século XXI, – a sustentabilidade ambiental. Assim é a mostra “AQUA”, dos artistas Sandra Passos e Elio Haddad, que será inaugurada, no dia 1º de outubro, às 16h, no Parque das Ruínas.

Sandra Passos e Elio Haddad realizaram uma intensa pesquisa sobre o assunto e puderam observar a amplitude do desejo do homem de purificar-se como valor fundamental em todas as culturas no sentido mais ancestral. A partir dessa análise dialética da água enquanto um agente catalisador, e do Universo enquanto local de probabilidades, nasce “AQUA”. O termo não poderia ser mais apropriado.

Farão parte da mostra duas instalações, uma escultura, um vídeo e uma fotografia da performance realizada pelos artistas, que ocuparão o espaço da galeria e duas salas nas ruínas. Todos os trabalhos oferecem uma discussão positiva sobre as questões ecológicas da contemporaneidade, mas de uma forma leve e poética. Não se quer apenas evidenciar as drásticas mudanças ambientais, mas fazer o público pensar no que pode estar causando isso.


Por meio das obras apresentadas na mostra, pode-se perceber a agressão que o homem pratica contra o meio ambiente. Seja olhando duas baleias encalhadas, seja percebendo a árvore feita de mangueiras transparentes com grandes raízes e galhos, mostrando a água como elo que une a vida e que é purificada. “A relação arte e vida sempre esteve presente em minhas exposições e, especialmente nesta, os trabalhos dimensionam uma reflexão sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas indispensáveis à manutenção da vida no planeta. Todavia, introduzem uma simbologia das águas como elemento universal de fertilidade e fecundidade, um elemento purificador capaz de libertar o homem do pecado original”, afirma Sandra Passos.

A mostra não trata somente de consciência ecológica e da preservação da biodiversidade, mas também de uma série de transformações que abordam as seguintes questões: cultura, consciência, vontade e liberdade. Todas partindo de uma origem particular em direção ao plano universal.
“De certa forma, expor a questão da necessidade humana, cuja origem repousa no desejo de controlar o mundo através da superação dos medos e inseguranças, é também atentar para o desejo ancestral de autopreservação, é literalmente ouvir o que nossos próprios sentidos têm a dizer sobre nosso corpo e apenas posteriormente sobre o mundo”, explica Elio Haddad.


AQUA
exposição de Sandra Passos e Elio Haddad
abertura: 1º de outubro (sábado), às 16h
exposição: de 1 a 30 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 18h

Parque das Ruínas
rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
(21) 2224-3922
entrada gratuita
http://sandrapassos.blogspot.com/

[ Pintura ampliada ]

(Fortaleza)

Álvaro Seixas

O diálogo entre as obras na exposição Pintura ampliada não se encontra na sua aparência imediata, mas na transformação simbólica que a pintura sofre na contemporaneidade, isto é, uma constante negociação entre a sua história e os incômodos questionamentos sobre a sua morte (e, portanto, validade) e a sua ligação com meios e técnicas que poderiam vislumbrar novas possibilidades para a sua aparição. Estamos sendo guiados pela experimentação desses artistas e não por uma tentativa fugidia e insípida de se criar uma “nova e radical condição para a pintura.” A recusa à figuração reúne esse conjunto de obras que procura tratar do lugar sem o apoio de referências externas.

Rafael Alonso nos remete à artificialidade de paisagens virtuais ao articular extensos campos de cores sintéticas e luminosas utilizando fitas adesivas. Há uma sensação de reconhecimento de uma paisagem aliada a uma delicada pesquisa sobre a abstração geométrica. A pintura em Alonso não é delimitadora de um espaço ou de fronteiras mas estabelecimentos de dúvidas, que transmitem um forte sentimento de colisão entre imagem e realidade.

Na Instalação sem título, de Alvaro Seixas, a relação entre a forma como se dá a aparição das obras no espaço e as obras em si não é um mero acaso. Em uma trajetória que remonta a Malevich e a tradição de uma pintura que pensa o seu limite e a concepção de uma ideia de modernidade, o artista nos revela a condição de um estado contemporâneo para a pintura, que no caso dele se faz presente a partir de uma vagueza por meio de uma repetição de imagens já existentes na história da arte. Estamos diante de espessas camadas de tinta que recobrem a superfície revelando ora construções geométricas que guardam semelhanças com a história, ora composições pictóricas que dialogam com formas arquitetônicas. Aparição de vestígios que nos desafiam a buscar um entendimento não na exatidão da representação, mas no que o sensível exprime.

Na obra de Hugo Houayek acreditamos ser significativo que seus trabalhos tenham emergido da pintura, e tenham modificado a orientação da mesma. É uma obra, que por se localizar na fronteira entre ser pintura ou escultura, exibe o comportamento dos materiais, originando daí o seu significado. Acentuando o caráter de camuflagem, sua pintura quer a todo momento exibir as idas e vindas entre ideia e imagem, entre imagem e fala. Entendimentos de um mundo por meio das experiências daqueles que legitimam para nós sua presença e que, ao mesmo tempo, nos revela quanto esse tecido de certezas que o constitui é frágil e consistente.

Pintura ampliada não quer afirmar um estado de novidade, mas de negociação entre a pintura e uma ideia de mundo, que pode ser entendida como irônica, vaga, cruel, reticente mas nunca irrelevante.

curadoria: Felipe Scovino

abertura: quinta, 22 de setembro · 18:00 - 21:00
até 30/10/2011
Segunda a sexta, 10-20h; sábados, 10-18h

Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto 941 - Centro
55-85-3464-3108
55-85-3464-3177
cultura@bnb.gov.br
http://www.bnb.gov.br/cultura

[ Residência LABMIS 2012 ]

(Nacional)

Estão abertas as inscrições para os programas de residência artística que têm por objetivo fomentar a produção de obras desenvolvidas a partir da intersecção de arte e tecnologia. O programa nacional se desenvolve no laboratório de novas mídias do MIS, o primeiro media lab situado em um museu público brasileiro, e o internacional em instituições parceiras do Museu no Canadá, na Espanha e Holanda.

Esta é a quarta edição do projeto Residência LABMIS.

Inscrições até 24 de outubro de 2011

Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br

O LABMIS, Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som, foi criado como um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias. Para estimular a produção artística e a inovação nos usos criativos de plataformas tecnológicas contemporâneas, o LABMIS promove residências artísticas nacionais e internacionais.

Na Residência LABMIS, os artistas selecionados têm acesso à infraestrutura do espaço e suporte de orientadores e técnicos, visando ao desenvolvimento de suas pesquisas. Os participantes também recebem hospedagem e auxílio para transporte e alimentação. Além disso, recebem uma apreciação crítica de sua produção por parte de um especialista, participam de encontros públicos de discussão e têm seus trabalhos exibidos na Mostra LABMIS e incluídos em um catálogo da coleção MIS.

para baixar editais, e saber mais sobre o processo de seleção, acesse:
http://www.mis-sp.org.br/labmis/selecaoeeditais

[ PegueeLeve ]

(Rio de Janeiro)


Exposição de Eduardo Denne e Gian Shimada.

abertura: 28 de Setembro de 2011, 19h
até dia 21 de Outubro

Caza Arte Contemporânea
Rua do Rezende, 52 - Lapa
cazaartecontemporanea@gmail.com
http://cazaartecontemporanea.blogspot.com

[ Alex Flemming ]

(Campinas)



O artista Alex Flemming apresenta na Galeria Penteado um recorte da sua produção de interferências sobre fotografias. O corpo, a carne e o sagrado são temas que se intercalam com os símbolos e signos que o artista aplica sobre uma série de fotografias que registra em viagens realizadas.

Galeria Penteado
abertura: 15/09/2011, quinta-feira, 19h30
até 15/10/2011
segunda a sexta, 9-18h30; sábado, 9-13h
Rua Coronel Quirino 1592 - Cambuí
16|32514211
info@galeriapenteado.com.br
www.galeriapenteado.com.br

[ Contendo Arte ]

(Goiânia)

Originalmente, um container transporta carga em navios e trens. Cruza mares e atravessa ferrovias, carregando combustível, grãos, carros e até animais vivos. Mas e se, no lugar de cargas, ele abrigasse arte? E, mais, se fizesse isso de maneira sustentável? Esse é o conceito da Contendo Arte: transformar containers em galerias de arte sustentáveis, situadas em três pontos de intensa circulação na cidade de Goiânia. Amostra, que acontece de 14 de setembro a 14 de outubro, integra a segunda edição da Grande Revirada Cultural de Goiânia – Arte a Gosto. A realização é uma soma entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Goiânia e a Plus Galeria.


A Contendo Arte está configurada em duas ações simultâneas: exposições e oficinas de arte. Por fora, os containers recebem grafites de artistas plásticos muito talentosos: Nick Alive e Nem (SP) + André Rezende, El Mendez, Rustoff, Múcio Nunes, Marcelo Peralta (GO). Por dentro, funcionam como galerias de arte, abrigando obras de mais de 25 artistas brasileiros que utilizam como matéria-prima objetos descartados anteriormente.

Mucio Nunes

Artistas confirmados que participarão com obras para as expos nos containers: Amorim, Carlos Rezende, Ebert Calaça, El Mendez, Fábio Carvalho, Fabiola Morais, Fernando Carpaneda, Lupe, Marcelo Peralta, Mariana Pabst Martins, Mateus Dutra, Mitsuo Kushida, NEM, Nick Alive, Oscar Fortunato, Otávio Santiago, Ricardo Gomes, Rodolfo Brasil, Rodrigo Flávio, Rodrigo Reis, Rustoff, Sabrina Eras, Selon, Valdivino Pereira Rodrigues, Victor Pontes, Zé César, Zé Otavio.

Mariana Martins

Ao transformar os containers em galerias espalhadas pela cidade, o projeto aproxima a arte da população – e não o contrário, como costumamos observar. Esse, aliás, é o mote da Contendo Arte: educar o olhar da comunidade tão desacostumada a interagir com elementos artísticos no dia a dia. É a democratização da arte, sob vários aspectos.

Fábio Carvalho

Zé Cezar

Paralelamente às exposições, haverá também oficinas gratuitas aos finais de semana. Estão programadas: Gravuras, com Manoela dos Anjos Afonso; Stencil, com Diogo Rustoff; Light Painting, com Odinaldo Costa; e Objetos Desenhantes, com Glayson Arcanjo de Sampaio. E tudo isso regido pelos quatro pilares da sustentabilidade. Ou seja, a Contendo Arte é ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa.

Para orientar a visitação, a Contendo Arte terá 24 monitores. São alunos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) devidamente capacitados para o acompanhamento dos visitantes. O evento pode ser conferido nos parques Vaca Brava, Flamboyant e na Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Goiás, em Goiânia. E em todos os canais da Plus Galeria na web.

Fernando Carpaneda

saiba mais:
http://plusgaleria.com.br/blog/?p=1612
https://www.facebook.com/pages/Contendo-Arte/270819906262085

Serviço
Contendo Arte – Mostra sustentável de Artes Plásticas
de 14 de setembro a 14 de outubro
8 às 18 horas, todos os dias da semana (exceto às segundas para os containers dos parques; e domingos para os containers do centro da cidade)
onde: Parques Vaca Brava, Flamboyant e na Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Goiás; e na internet.

Contato: Lydia Himmen – contato@plusgaleria.com (62) 8428-3867

[ RioJovem 2011 ]

(Rio de Janeiro)

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE ESTUDANTES DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO DA UERJ         

A partir de 10 de setembro, sábado, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Desde 2009, alunos de fotografia do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do CAp/UERJ vêm apontando suas câmeras para um universo que lhes é íntimo: a juventude no Rio de Janeiro. O Projeto RioJovem já resultou em milhares de fotografias que traçam um amplo perfil dos hábitos, das sociabilidades e dos sentimentos do jovem carioca. Os olhares constroem imagens que contemplam uma etnografia da cultura e que são, antes de mais nada, expressivas e artísticas.
Através de uma bem-sucedida parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – uma seleção dessas imagens vem sendo exibida em exposições apresentadas na Escola. Apresentamos aqui sua segunda edição, com aproximadamente 180 fotografias produzidas em 2010 e 2011.
 RioJovem é realizado no âmbito do ensino da fotografia e das artes em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, onde essas atividades são oferecidas no currículo acadêmico como disciplinas obrigatórias e permanentes. O CAp/UERJ se insere, assim, num grupo muito restrito de instituições de ensinos fundamental e médio que disponibilizam esse conhecimento aos seus alunos. Por meio da prática da fotografia, ampliam-se e multiplicam-se não só os olhares, mas também abrem-se as mentes e os espíritos de jovens em formação.
A curadoria é do fotógrafo Andreas Valentin (Doutor em História/UFRJ, professor de fotografia do CAp/UERJ e coordenador dos cursos de pós-graduação “Fotografia: imagem, memória e comunicação” e “Arte e cultura” da Universidade Candido Mendes) e da professora Karin Scarpa.  Alunos do 1º ano participaram da produção.

SERVIÇO
RioJovem 2011
Exposição de fotografias de estudantes do CAp/UERJ
Abertura: 10 de setembro, às 14h
Galeria EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
De 10 de setembro a 9 de outubro de 2011
Visitação: de segunda a quinta, das 9h às 22h/ sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h
Maiores informações:
3257-1800

[ Últimas semanas de inscrição para a Temporada de Projetos 2010 ]

(Nacional)

O programa é consagrado por lançar novos talentos no cenário da arte contemporânea nacional. Artistas, coletivos e curadores de todo o país podem inscrever seus projetos. Prêmios de participação chegam a R$ 3.500.



O Paço das Artes inscreve, até 8 de outubro, para a Temporada de Projetos 2012, que irá selecionar nove trabalhos inéditos de jovens artistas e um de curadoria. Esta é a 10ª edição do programa, que já lançou nomes de artistas e curadores hoje consagrados no cenário nacional.

Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.500.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 8 de outubro de 2011. A ficha de inscrição ficará disponível no site do Paço das Artes (www.pacodasartes.org.br).

Temporada de Projetos 2012

Serão aceitas propostas de candidatos de todo o Brasil, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas. Para a categoria Projeto Curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas. Cada proponente poderá inscrever até três projetos, podendo ser escolhido apenas um, seja ele individual ou coletivo.

Os selecionados terão, ainda, espaço para discussão e reflexão: a cada mostra, o Paço promoverá o encontro “Projeto Portofólio”, tanto com os artistas quanto com o curador. A Temporada promove a produção de texto crítico, a publicação de ensaios e artigos no site, reunindo imagens e textos sobre a Temporada de todo o ano. Os participantes recebem também apoio para a divulgação de seus projetos, por meio do material impresso, da assessoria de imprensa e demais dispositivos de comunicação da instituição.

A seleção dos dez trabalhos contemplados será feita por uma comissão de até sete jurados, críticos e curadores convidados pela instituição. O resultado final será divulgado durante os meses de outubro e novembro de 2011, no site do Paço das Artes e na imprensa. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone.

S e r v i ç o

Edital Temporada de Projetos do Paço das Artes 2012
Inscrições: até 8 de outubro, no site do Paço das Artes: www.pacodasartes.org.br
Paço das Artes: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832